Muitas pessoas buscam uma alternativa ao seguimento do caminho profissional em suas respectivas áreas de formação. Foi exatamente o caso do Gabriel Santana, que decidiu deixar de lado sua jornada em TI para se dedicar ao empreendedorismo. Vítima da crise financeira que atingiu o Brasil e que resultou na demissão de milhares de funcionários das mais diversas empresas, Gabriel atualmente está reerguido e compartilha sua história de sucesso como dono de seu próprio negócio.
Quando buscava aumentar sua renda, ele acabou cruzando seu caminho com a Kiip, uma empresa que fornece licenciamento para abertura de lojas de lava-rápido. Curioso para conhecer mais sobre esse modelo de negócio, Gabriel teve permissão para visitar a operação de pontos físicos que já estavam colhendo os frutos do investimento. Apaixonado por carros, logo ele notou que aquela se tratava de uma oportunidade única, ainda mais que aquele era, em sua visão, um mercado potencial ainda a ser explorado.
Ao pensar sobre a ameaça da atuação de concorrentes, Gabriel logo se despreocupou – ninguém consegue entregar os serviços que a Kiip possui em seu portfólio no mesmo nível de qualidade. E não leva muito tempo para que os próprios clientes constatem esse fato.
É claro que Gabriel teve seus receios em investir no próprio negócio. Em nenhum momento abandonou sua mentalidade de investidor e, desde o início, manteve seus questionamentos quanto ao retorno sobre os investimentos. Hoje, ele respira com tranquilidade e conta que sua loja começou a “se pagar” desde o primeiro mês em que ficou aberta ao público. Em outras palavras, o custo operacional foi coberto em sua totalidade e assim vem sendo desde então. Na verdade, com o volume de atendimentos em constante crescimento, o lucro deixou de ser um visitante ocasional em seu lava-rápido da Kiip. A média inicial de 80 carros higienizados mensalmente subiu para 220 veículos lavados durante os 30 dias do mês.
O reinvestimento a partir do lucro é algo que Gabriel não deixa de fazer. Melhorando constantemente, ele visa ampliar cada vez mais sua clientela para não se limitar aos indivíduos que já atende no espaço comercial onde o lava-rápido da Kiip está instalado, na região de Tamboré, São Paulo. A parceria com estabelecimentos residenciais, assim como condomínios, é uma possibilidade a ser explorada não somente por Gabriel, mas por todos os licenciados da Kiip. A facilidade em erguer a estrutura do lava-rápido facilita a escolha do ponto de funcionamento do negócio.
Nesse sentido, Gabriel também tem pretensões de empregar a opção de serviço de higienização veicular a domicílio, o que é totalmente viável graças ao sistema delivery que a Kiip disponibiliza aos seus licenciados. Munidos de uma mala que consegue carregar todos os produtos usados para a lavagem a seco da marca, colaboradores de qualquer unidade do lava-rápido podem se deslocar até os clientes que não têm condições de levar seus automóveis até a loja mais próxima e que gostam de ser atendidos onde estiverem.
Gabriel sempre gosta de destacar um dos maiores diferenciais oferecidos pela Kiip por meio de seus licenciados: a agilidade nos processos. De acordo com ele, muitos clientes já manifestaram espanto e contentamento com o pouco tempo levado para a lavagem. Com apenas 30 minutos, um carro de porte médio é entregue ao seu dono livre de sujeiras e resíduos. E isso sem precisar contar com água, já que as técnicas adotadas pela Kiip não carecem desse recurso natural. O sistema Snow Foam, por exemplo, possui uma espuma que dissolve as contaminações e retira a sujeira da lataria. Diferentemente de outras práticas comuns no mercado, a marca garante que todos os veículos higienizados por um de seus representantes licenciados ficam livres de quaisquer resíduos sem que surjam riscos ou danos ao carro. O ar comprimido a seco da lavagem forma uma película protetora a partir de uma cera importada, fabricada com carnaúba, que proporciona acabamento detalhado.
Gabriel diz que em nenhum momento se sentiu deixado de lado pela Kiip. No início da operação de sua própria unidade, ele pode contar com representantes da equipe técnica da marca para orientar e dar o devido treinamento aos seus funcionários. Todos foram expostos aos diferentes tipos de lavagem e aos demais serviços que a Kiip oferece. A gama é bastante ampla e, além da lavagem e da higienização interna de veículos, estão inclusos:
- Cristalização de para-brisa
- Lavagem de moto
- Limpeza técnica de motor
- Limpeza de roda
- Enceramento profissional
- Restauração de banco de couro
Enfim, o apoio ao Gabriel é o mesmo ofertado a todos os licenciados da marca, sendo esse constante e acessível a qualquer instante. Trata-se de um relacionamento baseado na parceria desde o princípio, na qual não se limita somente a cobrança de royalties e outras taxas. Na verdade, é importante lembrar que a Kiip não trabalha com franchising. Seus licenciados não precisam arcar com os custos atrelados a aquisição de uma franquia e dá todo o suporte para você começar seu próprio negócio.